A Metodologia de Asseplan Consultoria faz uma transformação no processo de auditoria, impulsionada pela conformidade tradicional, por meio da criação de uma estrutura de trabalho para avaliar como os riscos de negócios de uma empresa são administrados. Beneficiamo-nos com essa abordagem, pois isso nos permite adquirir um completo entendimento de seus negócios, incluindo suas estratégias, riscos de negócios e processos que os administra - resultando em uma auditoria eficaz e eficiente. Fatores de sucesso crítico e indicadores de desempenho-chave são enfocados, impulsionando sua organização e nos posicionando para agregar valor por meio da auditoria.
A metodologia de auditoria de três fases da Asseplan Consultoria incorpora o seguinte:
Análise estratégica:
Utilizando nossa experiência na indústria e nosso conhecimento das melhores práticas, nossa equipe de trabalho multidisciplinar obtém um entendimento completo de seus negócios. Trabalhando em conjunto com V.Sa., avaliamos riscos de negócios estratégicos e desafios regulamentares, a fim de avaliar sua importância para seus negócios e seu possível efeito sobre suas demonstrações financeiras. Posteriormente, analisamos os processos-chave adequados para administrar esses riscos e procedimentos usados para registrar classes significativas de transações.
Análise de processo:
Documentamos e certificamos nosso entendimento de seus processos de negócio-chave, por meio da avaliação dos riscos fundamentais envolvidos. Em seguida, testamos o planejamento e a eficiência operacional de seus controles de gerenciamento de risco, como uma base para nossa atestação da Seção 404. Decidimos por objetivos de auditoria associados a esses riscos e avaliamos a possibilidade de declaração inexata em suas demonstrações financeiras para cada objetivo de auditoria. Testamos controles ao longo de todo o período, de acordo com a auditoria, para auxiliar na eliminação de surpresas de última hora e na redução do volume de auditoria de final de período exigido.
Procedimentos substantivos, avaliação e divulgação de nossas descobertas - Nesta fase, desempenhamos procedimentos de auditoria substantivos e detalhados, conforme planejado; identificamos e investigamos diferenças de auditoria; avaliamos descobertas; formamos nossas opiniões de auditoria; e reportamos nossas descobertas.
Adaptando nossa auditoria para adequar a V.Sa.:
Nossa abordagem de auditoria será adaptada especificamente aos seus negócios e ambientes regulamentares e de mercado no qual opera. Para isso, criaremos um modelo de negócios que represente a base para uma auditoria, avaliando seu ambiente de controle e seu cumprimento aos critérios do Committee of Sponsoring Organizations (COSO). Nosso modelo de negócios ajudará a garantir nosso total entendimento de seus processos de negócio, seus objetivos e suas estratégias. Esse modelo servirá de projeto para identificação e avaliação de riscos que possam ameaçar o alcance de seus objetivos. Com base nessa informação, a equipe de trabalho pode manter-se focada nos riscos que causam impacto aos seus negócios, assim como a auditoria das demonstrações financeiras.